Termografia: O que é e como funciona nos tratamentos de dores?

A Termografia ainda é novidade em muitos tratamentos de ortopedia, pois é necessário ser um especialista para fazer a avaliação final com precisão. Essa inovação é bastante usada nos principais clubes de futebol para acompanhamento dos atletas.

Mas, afinal de contas, o que é termografia e como funciona?

A termografia utiliza um aparelho que registra imagens térmicas 3D de alta resolução e em tempo real, em oferecer nenhum risco ao paciente e com muito mais informação diagnóstica disponível. É simples e seguro. O aparelho não depende de radiação, não tem necessidade de tomar remédio antes do exame e nem de injeção de contraste. Por isso, crianças, idosos, gestantes , qualquer pessoa pode fazer o exame.

Termografia

A avaliação é baseada na imagem infravermelha. A diferença de temperatura presente nas diferentes partes do corpo fica evidente. Por exemplo, quando mais o local estiver “inflamado” mais “quente” aparece na imagem. O aparelho detecta o calor identificando onde mais se concentra a dor.

É importante fazer com frequência esse procedimento para monitorar a evolução do tratamento com precisão. Se o tratamento estiver realmente dando certo, dá para ver com clareza e acompanhar. Na Clínica Abilitá temos profissionais especialistas em termografia e com total experiência na leitura dessas imagens. Isso permite um diagnóstico mais rápido com ações específicas para o seu problema.

Alguns exemplos de doenças e quadros clínicos que podem ser avaliados pela termografia:

Pé diabético, úlceras, feridas, isquemia, infecções, cicatrização, traumas, microcirculação de tumores; Neuropatias periféricas e centrais, ciatalgias, distrofia simpático-reflexa, disautonomias, disfunções viscerais, cefaléias; Lesões do esporte e do trabalho, artrites, lombalgias, tendinopatias, fibromialgia, dor miofascial; síndromes dolorosas, alterações vasculares relacionadas a enxaqueca e riscos de AVC, distúrbios neurovegetativos relacionados a fibromialgia e Raynaud.

Outra vantagem da termografia é na prevenção de lesões. Dá para ver qual é o músculo que tem maior chance de sofrer uma ruptura e um estiramento na prática de atividades físicas. Quem deseja envelhecer com saúde ou não se machucar ao fazer exercícios, já visualiza os sinais de inflamações no começo.

Se você quer experimentar a termografia, marque sua consulta na Clínica Abilitá. O valor desse procedimento já está incluído na sua consulta. Não é necessário pagar nada por isso, já que entendemos que essa avaliação é essencial para todos os nossos pacientes.

#termografia #tratamento #exames

Últimas atualizações
Arquivo
Procurar por assunto
Nenhum tag.
Siga a gente
  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social