Dengue, Zika e Chikungunya: as dores e sintomas das doenças do Aedes aegypti


aedes aegypti doenças

Falta pouco para a chegada do verão e, como sempre ocorre às vésperas dessa estação, é preciso redobrar o cuidado com possíveis epidemias de dengue, Zika e Chikungunya. O forte calor e o aumento das chuvas entre os meses de novembro e dezembro favorecem a proliferação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. É exatamente nessa época que se inicia o ciclo de reprodução do mosquito.

Apesar de cada uma dessas doenças derivar de um vírus diferente, as três possuem sintomas muito semelhantes e por vezes é difícil diagnosticar de qual dessas viroses o paciente sofre. Por isso, é preciso ficar atento às pequenas diferenças entre elas.

Saiba quais são os sintomas da dengue, Zika e Chikungunya

A dengue costuma provocar febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza e coceira na pele. Nos casos mais graves, o doente também sofre com vômitos persistentes e sente dores abdominais, hipotensão, sonolência e tontura. Em geral esse quadro dura de dois a sete dias.

Já a Zika causa febre baixa, dores musculares e nas articulações, cefaleia, irritação nos olhos e, em alguns casos, tosse seca, dores na deglutição de alimentos e alterações gastrintestinais, principalmente vômitos. Os sintomas costumam sumir entre três e sete dias após o início da doença.

A Chikungunya, por sua vez, tem como principal sintoma as dores nas articulações dos pés e mãos (dedos, tornozelos e pulsos). É frequente haver também febre repentina acima de 39 graus, forte cansaço, dor de cabeça e muscular, além de manchas vermelhas na pele. Esses incômodos duram, geralmente, até duas semanas.

zika tratamento

Trate também as dores no corpo que persistirem

Mesmo após o desaparecimento das viroses, é possível sentir ainda por algum tempo as consequências da picada do mosquito. As dores musculares e nas articulações, que são os principais sintomas em comum das três doenças, podem perdurar por meses, às vezes até anos, o que causa grande desconforto.

Nesses casos, após tratar a dengue, a Zika ou a Chikungunya, o recomendado é que o paciente procure um ortopedista para cuidar das dores que permaneceram no corpo. Além de indicar um tratamento adequado, somente um médico especialista poderá determinar se a sua situação de fato é consequência de uma das viroses, ou se o seu quadro de dor tem relação com algum outro desgaste mecânico, como uma artrose por exemplo.

Uma de nossas especialidades na Clínica Médica Abilitá é a ortopedia. Aqui nós oferecemos as melhores soluções médicas por preços populares. Se você precisar tratar a sua dor ou quiser identificar a causa do seu problema, não deixe de entrar em contato conosco. Uma boa orientação médica é sempre o melhor remédio.

#zika #dengue #chikungunya #aedesaegypti #mosquitodadengue #zikatratamento #tudosobreadengue #denguetratamento #tratamentosparadengue #doresdengue #sintomasdedengue #doresnocorpo

Últimas atualizações
Arquivo
Procurar por assunto
Nenhum tag.
Siga a gente
  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social