8 alimentos para ganhar massa muscular e ficar com o corpo em forma

alimentos saudáveis

Para conquistar um corpo saudável e em forma, não basta apenas se exercitar. Além da malhação, é preciso beber bastante água, garantir uma boa hidratação das células e se alimentar corretamente.

Por isso listamos abaixo oito alimentos ricos em proteínas, carboidratos, minerais, nutrientes e vitaminas. Essas são ótimas opções para suas refeições no dia a dia, pois contribuem com o aumento de massa magra e com o resultado estético que você espera para o seu corpo.

1. Ovo

Além de conter ferro e vitaminas do complexo B, que melhoram a oxigenação dos músculos e favorecem o seu crescimento, o ovo também é uma ótima fonte de proteínas. Tanto a gema quanto a clara são recomendadas para consumo, pois são ricas em gordura boa e em aminoácidos, respectivamente.

2. Quinoa

Esse é um dos vegetais mais indicados para quem quer ganha massa muscular, já que seu grão contém aminoácidos essenciais comumente utilizados em suplementos proteicos. A quinoa também apresenta pouca concentração de gordura e açúcar, e alto teor de fibras, vitaminas e minerais.

3. Frango

Das proteínas de origem animal, o frango é uma das melhores opções, já que apresenta baixa quantidade de gordura e, portanto, não representa risco de doença cardiovascular. Para quem quer ganhar músculos, esse é um alimento muito importante pelo alto teor de proteínas que apresenta.

4. Arroz e feijão

A dupla mais tradicional da culinária brasileira forma uma parceria perfeita. Juntos, os aminoácidos do arroz e os do feijão geram proteínas, o que ajuda muito na recuperação muscular. Por ser carboidrato, o arroz ainda fornece energia para o corpo.

5. Iogurte natural

O iogurte natural é outro alimento que contribui para a recuperação e a construção dos músculos. Por isso, o ideal é consumi-lo logo após os treinos, quando as proteínas poderão ser melhor aproveitadas pelo corpo. Outra boa opção é acrescentar um carboidrato de digestão rápida ao iogurte (como mel, geleia, leite desnatado) para maior eficiência muscular.

6. Banana

Por conter grande quantidade de potássio, a banana é um ótimo alimento para ser consumido, especialmente antes de exercícios físicos, quando o corpo requer energia rápida. O ideal é associar a fruta com alguma fonte de proteína também, como um iogurte ou um queijo, por exemplo.

7. Abacate

Além de excelente fonte de energia e gorduras boas, o alimento apresenta muitos outros benefícios para o corpo, como substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, auxílio no fluxo intestinal e controle do colesterol.

8. Castanha-do-pará

Assim como o abacate, a castanha também apresenta substâncias que combatem as inflamações desencadeadas pelos exercícios. O alimento ainda é rico em gordura boa e ótima para o ganho de massa muscular, já que contém a arginina, matéria-prima para produção de testosterona.

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