6 dicas para curtir o Carnaval sem se descuidar da saúde


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Para quem pretende curtir o Carnaval pulando atrás dos blocos ou sambando pelas ruas e avenidas, é fundamental não se desligar de alguns cuidados com a saúde. Nessa época do ano é bastante comum passarmos muito tempo em pé, geralmente debaixo de sol e calor, muitas vezes nos alimentando com irregularidade. Por isso a Unidos da Abilitá preparou algumas dicas para você redobrar a atenção e não se descuidar da saúde nos dias de folia. Confira a seguir!

1. Escolha bem seu calçado

Pensando no conforto e na segurança dos seus pés, a recomendação é optar por solados aderentes que proporcionam firmeza ao caminhar. Evite também acabamentos incômodos e use de preferência algo com espuma no calcanhar para prevenir bolhas. Os tênis são os modelos recomendados por absorverem impactos, prevenindo dores e desgastes nas articulações do seu corpo.

2. Beba bastante água

Hidratar-se corretamente é importante em qualquer ocasião, principalmente nos dias de Carnaval, quando o corpo elimina muito líquido através do suor. Beber água, sucos, vitaminas e água de coco é altamente recomendado. As bebidas isotônicas também são uma boa alternativa, pois repõem eletrólitos como sódio, potássio e magnésio. Prevenindo a desidratação, você também reduz as chances de insolação, mal-estar e tonturas.

3. Moderação com o álcool

Geralmente diuréticas, as bebidas alcoólicas tendem a favorecer uma maior eliminação de líquidos, o que também pode ocasionar desidratação. Se você não abre mão de consumir bebidas alcoólicas, procure moderar o consumo e intercalar um copo de água a cada bebida.

4. Cuidado com remédios e energéticos

Para aguentar os vários dias seguidos de folia, muita gente costuma abusar das bebidas energéticas, o que pode ser um perigo para a saúde. Por conter um alto teor de cafeína, essas bebidas costumam causar insônia, arritmias e até palpitações. Outro hábito dos foliões é ingerir muitos remédios analgésicos e para ressaca, o que pode provocar gastrite.

5. Alimente-se adequadamente

Lembre-se de se alimentar com regularidade, se possível com refeições a cada três ou quatro horas. Parece um conselho banal, mas nos dias de Carnaval, quando muita gente costuma emendar várias programações, a alimentação acaba ficando em segundo plano. Antes de ir a uma festa, o ideal é ingerir alimentos ricos em carboidrato (pão, arroz, macarrão, batata) para ter bastante energia. Durante os eventos, o ideal são alimentos de rápida digestão (barrinhas de cereal, frutas, sanduíches naturais). E após o Carnaval, pode ser interessante seguir uma dieta desintoxicante sob orientações profissionais, para reequilibrar o organismo.

6. Não se esqueça de descansar

O corpo humano necessita de seis a oito horas de sono para repousar e recuperar as energias. No ritmo intenso do Carnaval, muita gente não respeita as limitações do organismo e acaba causando desgastes no próprio corpo. Entre outras coisas, o cansaço excessivo pode causar irritação e baixa imunidade, o que favorece a contração de doenças. Para quem não tiver noites adequadas de sono, a sugestão é tentar fazer pequenas pausas ao longo do dia e tirar cochilos nas horas vagas.

Nós estamos aqui para cuidar do seu corpo!

Se exagerar neste Carnaval, saiba aqui como a Clínica Médica Abilitá pode prestar assistência a você. Entre outros serviços, oferecemos a preços populares especialidades como ortopedia, fisioterapia, nutrição, medicina ortomolecular e da dor. Você pode agendar um horário entrando em contato conosco por aqui no nosso site ou pelos telefones (21) 3546-2432 ou (21) 97509-2932 (WhatsApp).

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