8 alimentos que ajudam a baixar a pressão arterial


pressão arterial

A hipertensão é a principal causa de morte no Brasil, e também a doença de maior prevalência entre a população brasileira. Segundo o Ministério da Saúde, o país tem cerca de 30 milhões de hipertensos, mas apenas 10% desse número fazem o controle adequado.

Doença considerada silenciosa, a hipertensão exige que o coração faça um esforço maior do que o normal para funcionar, causando aumento da massa muscular cardíaca, estreitamento das artérias e também problemas em outros órgãos.

Além da prática regular de atividades físicas, uma boa maneira de controlar a pressão arterial, independente se você já é hipertenso ou não, é procurando se alimentar corretamente. Por isso listamos 8 alimentos que ajudam a baixar a pressão arterial e manter a sua saúde em dia.

Melancia: A melancia possui uma substância (chamada L-citrulina) que favorece a formação de óxido nítrico, um gás que dilata os vasos sanguíneos e ajuda a reduzir a pressão arterial.

Banana: Por ser rica em potássio, a banana auxilia a elasticidade das artérias. Todas as frutas secas são aconselháveis na dieta de quem quer controlar a pressão.

Alho: Este alimento tem alto poder antioxidante, já que possui vitamina C, e facilita a dilatação dos vasos sanguíneos, a circulação do sangue e a redução dos radicais livres.

Salmão: O salmão é rico em ômega 3, substância que está relacionada à diminuição da vasoconstrição e ao aumento da vasodilatação. Outros alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 (como azeite, linhaça, atum) também são recomendados por esse motivo.

Aveia: Excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais, a aveia prolonga a sensação de saciedade e é benéfica para o processo de emagrecimento, o que é ótimo para o controle da glicose sanguínea e da hipertensão.

Leite: Por serem importantes fontes de cálcio, o leite e seus derivados estimulam a eliminação do sódio, o que é benéfico para a diminuição da pressão sanguínea. O ideal é o consumo de versões desnatadas, com baixo teor de gordura.

Soja: A soja possui um fito-hormônio (chamado isoflavona) que também relaxa os vasos sanguíneos. Ela pode ser consumida em forma de tofu ou proteína de soja.

Abóbora: Assim como a banana, a abóbora também é rica em potássio, o que é bom para evitar a retenção de líquidos no organismo e favorecer a circulação sanguínea. Outros alimentos que agem como natriurético são o inhame, o feijão preto e a cenoura por exemplo.

Evite o consumo de sal e procure orientação

É de senso comum que frituras e alimentos embutidos, enlatados e com alta concentração de sal são desaconselhados, sobretudo para quem já é hipertenso. Porém, para ter um controle mais efetivo da pressão arterial, o ideal é sempre procurar uma nutricionista para desenvolver uma dieta específica para a sua rotina e o seu organismo.

Na Clínica Médica Abilitá, nós oferecemos consulta com a nutricionista Anna d’Ávila, especialista em dietas personalizadas e nutrição avançada. Entre em contato conosco por aqui para agendar um horário e dar o primeiro passo para cuidar da sua saúde!

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