Dor nas costas pode ser sinal de problema grave em outras partes do corpo


Dor nas costas é uma questão que afeta a grande maioria da população. Geralmente, esse incômodo está relacionado a alguma questão muscular, problema de postura ou lesão na região da lombar – como nos casos de lombalgia, cervicalgia, escoliose ou torcicolo, por exemplo.

O que pouca gente sabe é que a dor nas costas também pode ser um sintoma de outros problemas no corpo ou até mesmo de doenças mais graves. Por isso listamos abaixo alguns casos para que você saiba diferenciar uma dor nas costas “normal” de outros tipos de situação.

Infarto:

A dor nas costas pode ser um dos primeiros sinais de infarto emitidos pelo corpo. Isso acontece porque o coração é um órgão tridimensional que fica apoiado sobre o diafragma (um pouco na parte de trás e um pouco na parte da frente do tórax). Então, dependendo de qual parede do coração estiver infartando, a dor pode irradiar para a parte superior das costas, geralmente em forma de pontadas. Procure observar se esse quadro está associado a outros sintomas prévios sugestivos de problemas cardíacos, como náusea, dores no braço e falta de ar.

Pedra nos rins:

A dor intensa na parte de baixo da região lombar pode indicar um problema renal. É preciso ficar atento para identificar se esse incômodo irradia também para a região da virilha e se está acompanhado de dor ao urinar, febre, vômitos e enjoos. Se um ou mais desses sintomas aparecer, é possível que você esteja com pedra nos rins. Nesse caso, recomendamos que procure um médico imediatamente.

Câncer:

Sentir dor nas costas também pode indicar outros problemas mais graves, como alguns tipos de câncer. Os mais comuns que geram incômodos nessa região do corpo são o câncer de colorretal ou de ovário, portanto procure observar se há relação entre as dores e o aparelho digestivo ou genital do seu corpo. Em caso de câncer, a dor nas costas em geral significa que a doença pode já estar se disseminando, por isso é urgente consultar um médico.

Outras possíveis causas:

Muitas mulheres também desconfiam que estão grávidas pelo surgimento de dor nas costas, ocasionado pela mudança hormonal. O incômodo nessa região pode ainda ser um indício de inflamações em outros órgãos do corpo, como a apendicite ou a pancreatite, ou até mesmo endometriose, que é um distúrbio que provoca o crescimento anormal de tecido fora do revestimento uterino.

Consulte sempre um médico

Independente do caso, se você notou uma dor incomum nas costas associada com outros sintomas no seu corpo, procure imediatamente um médico para que o correto diagnóstico do seu problema seja feito o quanto antes. Isso certamente aumentará as chances de uma cura mais rápida e efetiva.

Na Clínica Médica Abilitá, nós oferecemos consultas com os melhores especialistas do mercado, inclusive com médicos ortopedistas que poderão diagnosticar se a sua dor na coluna realmente é uma lesão nessa região do corpo ou consequência de um outro problema. Clique aqui para conhecer as nossas especialidades e marque uma consulta conosco. A nossa missão é resolver os problemas do seu corpo!

#dornascostas #câncer #pedranosrins #infarto #dornalombar #dornacoluna #clínicapopularcopacabana #clínicapopular

Últimas atualizações
Arquivo
Procurar por assunto
Nenhum tag.
Siga a gente
  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social