Atividades diárias para aliviar as dores no corpo


Nos consultórios médicos, especialmente no ortopedista, os pacientes que têm algum tipo de dor ou lesão no corpo costumam ter dúvidas sobre a capacidade do exercício físico em resolver o problema.

É comum as pessoas fazerem perguntas como “quem tem dor no joelho pode fazer caminhada?”, ou “quem tem problema no ciático pode fazer academia?”, ou até mesmo “quem tem dor nas costas pode correr?”.

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que os exercícios físicos, quando são bem orientados pelo seu médico e realizados corretamente, sempre são importantes para o fortalecimento da sua musculatura e, portanto, para a diminuição das suas dores.

Pensando nisso, listamos abaixo algumas atividades diárias que são simples de serem executadas e que podem tornar o seu dia a dia muito mais fácil, livre de dores incômodas no joelho, na coluna ou em outras partes do corpo.

Atividades para dor nas costas:

Para tratar dores na região lombar, ou até mesmo prevenir problemas nessa região do corpo, é essencial fazer exercícios aeróbios, como caminhada ou corrida leve. Se puder, acrescente também ciclismo e natação ao seu treinamento. Mas caso você não tenha tempo ou condições, alguns alongamentos simples já são suficientes para ajudar no desenvolvimento do equilíbrio muscular da sua coluna e na flexibilidade do seu corpo. Um bom exercício é deitar no chão de barriga para cima, com os membros estendidos, e permanecer nessa posição durante cinco respirações seguidas.

Atividades para dor no joelho:

O joelho é uma das articulações mais complexas e importantes do corpo humano. Devemos pensar neles como molas que vão naturalmente sendo desgastadas ao longo do tempo. Por isso é importante evitar o sedentarismo e fazer sempre caminhadas leves e suaves, de preferência em terrenos planos. Em casa, para combater a dor nos joelhos, você pode fazer o agachamento contra a parede com uma bola posicionada na lombar, ou a passada parada acompanhando a linha da pelve e alternando as pernas.

Atividades para dor no nervo ciático:

No caso de dor no ciático, também são recomendados exercícios simples de alongamento e fortalecimento que podem ser feitos em casa mesmo. Deite de barriga para cima e traga um dos joelhos ao peito com a ajuda das mãos por cerca de 30 segundos. Na mesma posição, você pode colocar um cinto na base do pé e trazer a perna esticada o máximo possível na sua direção, também por 30 segundos. O ideal é que esses exercícios se repitam mais de uma vez por dia.

Atividades para dor no pescoço:

O pescoço é uma das áreas do corpo que mais acumulam tensão ao longo do dia, o que pode ocasionar desconforto também nos ombros, na cabeça e na coluna. Por isso, faça alongamentos na região do pescoço pelo menos uma vez ao dia, se possível tomando um banho quente antes ou fazendo uma compressa morna antes, para facilitar a circulação sanguínea no local. Sentar com a postura correta e andar com a coluna ereta também previne dores não só pescoço como em todas as outras áreas do corpo citadas.

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Se você quer tratar as dores do seu corpo, ou prevenir problemas futuros, a Clínica Médica Abilitá é o lugar certo para você! Aqui nós temos consultas com especialistas em ortopedia, fisioterapia, reabilitação física, medicina do esporte e da dor. Qualquer que seja o incômodo no seu corpo, nós teremos a solução. Conheça aqui as nossas especialidades médicas e marque uma consulta conosco.

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